AEB

AEB Escola

O espaço sideral desperta, naturalmente, o interesse dos jovens pela ciência. Nada mais oportuno, portanto, do que utilizar sua temática em sala de aula, para tornar o ensino e o aprendizado das ciências mais atraente. Foi pensando nisso, que a Agência Espacial Brasileira (AEB) criou, em 2003, o Programa AEB Escola. Dirigido às escolas de todo o Brasil, o Programa desenvolveu atividades para a divulgação com foco nos temas:

• Satélites e plataformas espaciais;
  • Veículos espaciais;
  • Astronomia;
  • Aplicações espaciais.

Para auxiliar os docentes na elaboração de metodologias para inserção de tais assuntos em sala de aula, o Programa oferece cursos, palestras e oficinas para professores e alunos. Por meio da integração entre a comunidade escolar e as ações brasileiras no campo espacial, a AEB pretende fortalecer uma cultura do saber que possibilite aos brasileiros compreender a realidade tecnológica atual.

Objetivos do programa

• Atuar como instrumento gerador de iniciativas de divulgação do programa espacial brasileiro nas escolas do País;
  • Gerar ações capazes de estimular os estudantes com práticas criativas que despertem o interesse pela pesquisa e pela ciência;
  • Despertar vocações e colaborar para a formação de pesquisadores, técnicos e empreendedores brasileiros para a área espacial.

Estratégia de atuação

Desde que foi criado, o Programa conta com uma rede colaborativa de disseminação e atualização contínua de conhecimentos básicos na área espacial. Essa rede é formada por instituições públicas e privadas, pesquisadores, professores universitários, estudantes e técnicos interessados em popularizar as ciências do espaço no ambiente escolar e na sociedade brasileira. O Programa parte da premissa de que a temática espacial permeia todas as áreas do conhecimento e de que suas aplicações estão presentes no cotidiano dos estudantes, facilitando a contextualização dos conhecimentos a serem construídos. Assim, suas ações baseiam-se nas seguintes frentes:

• Ênfase na formação continuada de professores como garantia de sustentabilidade e de disseminação de ações;
  • Implementação de atividades como palestras, oficinas, exposições interativas, minicursos e concursos nas com vistas a despertar o interesse dos estudantes pelas ciências espaciais;
  • Formação de parcerias para elaboração e distribuição de materiais didáticos e paradidáticos orientados tanto para professores quanto para estudantes;
  • Organização da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA!), em conjunto com a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB).

História

Idealizado como instrumento de divulgação do Programa Nacional de Atividades Espaciais (Pnae) nas escolas do Ensino Médio e Fundamental, não demorou para que o projeto se transformasse em Programa, voltado para incentivar vocações e colaborar para a formação de pesquisadores, técnicos e empreendedores brasileiros.

Estabelecidas as diretrizes, as ações do Programa foram elaboradas para estimular os estudantes por meio de atividades práticas que estimulassem a criatividade, alimentando o espírito de pesquisa e mantendo uma relação estreita com o cotidiano da ciência brasileira. Essa perspectiva é válida ainda hoje e se desenvolve por meio de palestras, exposições interativas e institucionais, oficinas e concursos, ações que têm, como objetivo, o envolvimento com temas de ciência e tecnologia.

Telefone: 0**61 3411-5678
SPO . Área 5 . Quadra 3 . Bloco Q . CEP 70610 200 - Brasília - DF
Copyright © 2012 Programa AEB Escola - Agência Espacial Brasileira. Todos os direitos reservados.