AEB

Escola do Espaço de Cuiabá

type your text for first image here

Escola do Espaço de Cuiabá

Escola do Espaço de Cuiabá

type your text for second image here

Escola do Espaço de Cuiabá

Escola do Espaço de Cuiabá

type your text for third image here

Escola do Espaço de Cuiabá

Escola do Espaço de Cuiabá

type your text for 4th image here

Escola do Espaço de Cuiabá

Escola do Espaço de Cuiabá

type your text for 5th image here

Escola do Espaço de Cuiabá

Escola do Espaço de Cuiabá

type your text for 6th image here

Escola do Espaço de Cuiabá

Escola do Espaço de Cuiabá

type your text for 7th image here

Escola do Espaço de Cuiabá

Escola do Espaço de Cuiabá

type your text for 8th image here

Escola do Espaço de Cuiabá

Escola do Espaço

Escola do EspaçoOs cursos para professores iniciaram em 2005, divididos em cinco módulos e com carga horária de aproximadamente 20 horas-aula por módulo. Esse tipo de curso foi oferecido pela última vez em 2007 nas cidades de Brasília e São José dos Campos. Em São José dos Campos, todos os professores municipais do ensino de ciências participaram de algum dos módulos.

O curso tem duração de uma semana e aborda todos os temas relacionados às atividades espaciais: veículos lançadores, satélites e aplicações da tecnologia espacial. Essa nova versão do curso foi idealizada a partir da experiência adquirida com a Jornada Espacial e oferecida a 80 professores do Maranhão em 2009 no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Um novo formato de curso está sendo aprimorado para ser ministrado em locais onde há atividades espaciais, com vistas à implantação de unidades regionais do Programa AEB Escola. Essas unidades seriam responsáveis pela logística do curso e pelo apoio a outras atividades como eventos de divulgação científica e feiras de ciências. Nessa contingência, priorizam-se parcerias com disponibilidade para compartilhar custos e que se adequem a disponibilidade orçamentária e operacional do Programa.

1ª Escola do Espaço do CLBI 2011

O primeiro desses cursos foi realizado no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em novembro de 2011, durante uma operação de lançamento de foguetes e utilizando competências locais para ministrá-lo, atendendo a 100 professores da rede de ensino do Rio Grande do Norte (RN). Esse curso foi replicado, com pequenas modificações, em junho de 2012 para atender 120 professores do RN. Estuda-se no presente momento a realização de uma nova edição do curso em Cuiabá (MT), e a viabilidade de realizar no CLA e novamente no CLBI.

1ª Escola do Espaço do CLBI 2011

A seleção dos professores que usufruem do curso é feita pelas instituições parceiras, tais como secretarias estaduais ou municipais de educação, universidades estaduais e federais e institutos federais. É sugerido aos parceiros que liberem seus professores participantes de suas atividades profissionais e que seja oferecido transporte até o local do curso.

As aulas são presenciais e são abordados temas específicos da área espacial. Nesse novo formato há uma programação básica com atividades sobre astronomia, foguetes, satélites e aplicações. Cada edição e local tem uma programação exclusiva (veja aqui), ministrada por especialistas da área que atuem na região. No exemplo do curso ministrado no CLBI, várias palestras foram apresentadas por pesquisadores locais que tiveram experimentos realizados no contexto de outros programas da AEB, tais como os programas Uniespaço e Microgravidade. Para a programação em estudo do curso de Cuiabá haverá, certamente, atividades relacionadas ao Centro de Recepção e Controle do INPE.

1ª Escola do Espaço do CLBI 2011

Os cursos são gratuitos. Por enquanto, não há taxas de inscrição para nenhum evento do Programa AEB Escola. Os professores são selecionados/convidados a participar por meio das instituições parceiras. Mas há também vagas destinadas para professores que não são dessas instituições. Nessa situação, o interessado deve entrar em contato diretamente com o Programa AEB Escola – as informações para a participação são divulgadas por meio de aviso no site da AEB e os critérios para a seleção estão disponíveis aqui.

O objetivo deste curso é mostrar como o professor pode inserir a temática espacial em sala e aula e motivá-lo a se aprofundar nos estudos por meio de especializações e pós-graduações.

X Jornada Espacial

Vídeo produzido para o encerramento da X Jornada Espacial, que ocorreu no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, em Natal-RN, de 9 a 13 de dezembro de 2013.

Veja mais vídeos...

Telefone: 0**61 3411-5678
SPO . Área 5 . Quadra 3 . Bloco Q . CEP 70610 200 - Brasília - DF
Copyright © 2012 Programa AEB Escola - Agência Espacial Brasileira. Todos os direitos reservados.

Voltar ao topo