AEB

VII Jornada Espacial

type your text for first image here

VII Jornada Espacial

VII Jornada Espacial

type your text for second image here

VII Jornada Espacial

VII Jornada Espacial

type your text for third image here

VII Jornada Espacial

VII Jornada Espacial

type your text for 4th image here

VII Jornada Espacial

VII Jornada Espacial

type your text for 5th image here

VII Jornada Espacial

Jornada Espacial

Jornada Espacial

O Programa Espacial Brasileiro só era conhecido por uma pequena parcela da população, apesar dos significativos benefícios à sociedade. Foi a partir da criação do Programa AEB Escola, iniciativa da Agência Espacial Brasileira (AEB), que esta situação começou a mudar. Um dos objetivos do Programa é levar a temática espacial para as salas de aula de milhares de escolas. Neste contexto, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA!), realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a AEB, destaca-se como importante parceira nas atividades desenvolvidas pelo Programa, posto que sua atuação nas escolas públicas e privadas, abrangem todos os estados.

Em maio deste ano, aproximadamente 800 mil alunos, distribuídos por mais de oito mil escolas representantes de todos os estados, participaram da OBA!. Deste montante, foram selecionados cerca de 100 alunos, que apresentaram excelente resultado nesta edição das provas. Como prêmio eles foram convidados, juntamente com seus respectivos professores, a participar das IX e X Jornadas Espaciais, realizadas nos meses de novembro e dezembro.

A Jornada Espacial é um evento realizado anualmente pelo Programa AEB Escola, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e, a partir deste ano, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) no Rio Grande do Norte (RN). Tem como principal objetivo premiar os alunos selecionados pela OBA!, como forma de apresentar os conhecimentos desenvolvidos pelas ciências espaciais e estimular o interesse e a vocação para este setor. Quanto aos professores, o intuito é de formar multiplicadores de tais conhecimentos, para que os apliquem em sala de aula e incentivem cada vez mais seus alunos a se interessarem por estes conteúdos.

Neste ano, foram realizadas duas edições do evento, a IX Jornada Espacial, no período de 11 a 15 de novembro em São José dos Campos (SP) e a X Jornada Espacial, de 9 a 13 de dezembro em Natal (RN).

Nos dois eventos os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as atividades espaciais nacionais por meio de palestras, oficinas e visitas às instalações do DCTA e Inpe, em São José dos Campos (SP), ou do CLBI, em Natal (RN). Os alunos selecionados para as Jornadas foram reunidos em dois grupos de cerca de 50 alunos e seus respectivos professores. Um grupo participará da IX Jornada Espacial, em São José dos Campos, e o outro da X Jornada Espacial, em Natal. Para saber mais sobre o processo de seleção dos participantes clique aqui.

Entre as palestras destacam-se a do astronauta brasileiro Marcos Pontes e as de especialistas do Inpe, IAE, ITA, CLBI e AEB, entre outros. Nas palestras serão abordadas as temáticas relativas à astronomia, foguetes, satélites e suas aplicações. Interpretação de imagens de satélites e a construção e lançamento de foguetes de garrafas PET são algumas das oficinas desenvolvidas na Jornada.

Além da AEB, DCTA, CLBI e Inpe, apoiam ou já apoiaram a Jornada Espacial a Associação Aeroespacial Brasileira (AAB), TV Vanguarda, Fundação Estudar, Universidade de Brasília (UnB), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Colégio Embraer Juarez Wanderley e Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

 

Telefone: 0**61 3411-5678
SPO . Área 5 . Quadra 3 . Bloco Q . CEP 70610 200 - Brasília - DF
Copyright © 2012 Programa AEB Escola - Agência Espacial Brasileira. Todos os direitos reservados.

Voltar ao topo