AEB

VII Jornada Espacial

type your text for first image here

VII Jornada Espacial

VII Jornada Espacial

type your text for second image here

VII Jornada Espacial

VII Jornada Espacial

type your text for third image here

VII Jornada Espacial

VII Jornada Espacial

type your text for 4th image here

VII Jornada Espacial

VII Jornada Espacial

type your text for 5th image here

VII Jornada Espacial

Jornada Espacial

Jornada Espacial

Desde o ano de 2004, o Programa AEB Escola da Agência Espacial Brasileira (AEB), desenvolve atividades com o objetivo de levar a temática espacial às salas de aula e divulgar amplamente o Programa Espacial Brasileiro, buscando por meio de suas ações, despertar o interesse dos jovens pelas ciências e contribuir para a revelação de novos talentos para a área.

Neste contexto, desde o ano de 2005, o Programa realiza a Jornada Espacial, que é um evento realizado anualmente pelo Programa AEB Escola, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), no Rio Grande do Norte.

Realizada no segundo semestre de cada ano, a Jornada Espacial, tem como público-alvo os alunos que obtiveram melhores resultados nas questões de astronáutica na prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA!). Tais alunos são convidados a participarem, juntamente com seus professores, de uma semana de atividades voltadas para a temática das ciências espaciais.

Até o ano de 2012, a Jornada Espacial foi realizada somente na cidade de São José dos Campos/SP, considerada o polo das atividades espaciais no Brasil. Em 2013, além da cidade citada, foi também realizada uma edição deste evento na cidade de Natal/RN, no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno.

Em 2014 também foram realizadas duas edições do evento, a XI Jornada Espacial, no período de 16 a 21 de novembro em São José dos Campos/SP e a XII Jornada Espacial, de 7 a 12 de dezembro na cidade de Natal/RN.

Nos dois eventos, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as atividades espaciais nacionais por meio de palestras, oficinas e visitas às instalações do DCTA e Inpe, em São José dos Campos/SP, ou do CLBI, em Natal/RN. Entre as palestras, destacaram-se a do astronauta brasileiro Marcos Pontes e as de especialistas do Inpe, IAE, ITA, CLBI e AEB, entre outros. Nas palestras foram abordadas as temáticas relativas à astronomia, foguetes, satélites e suas aplicações. Quanto às oficinas, destacaram-se as de astronomia, interpretação de imagens de satélites e a construção e lançamento de foguetes produzidos com garrafas PET.

Além da AEB, DCTA, CLBI e Inpe, apoiam ou já apoiaram a Jornada Espacial a Associação Aeroespacial Brasileira (AAB), TV Vanguarda, Fundação Estudar, Universidade de Brasília (UnB), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Colégio Embraer Juarez Wanderley e Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Educação.


 

Telefone: 0**61 3411-5678
SPO . Área 5 . Quadra 3 . Bloco Q . CEP 70610 200 - Brasília - DF
Copyright © 2012 Programa AEB Escola - Agência Espacial Brasileira. Todos os direitos reservados.

Voltar ao topo